O Programa de Controle de Vetores de Lorena, responsável pelo combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya e do zika vírus, inicia hoje (05) a ADL (Avaliação de Densidade Larvária) no município.
O objetivo deste trabalho de campo é traçar um mapa da infestação por bairro, de modo a permitir o planejamento adequado das ações para correção do problema, baixando assim, a infestação nestes locais.
Para que o levantamento seja o mais preciso possível, solicitamos aos munícipes que recebam bem os agentes, permitindo a entrada em seus imóveis, pois este trabalho depende da inspeção e coleta das larvas encontradas, que serão enviadas para identificação posteriormente.
Os agentes de Controle de Vetores trabalham uniformizados e possuem crachá de identificação e realizam as vistorias sempre em dupla ou trio.
Além das ações da ADL, a Secretaria de Saúde continua realizando as atividades de rotina e monitoramento nos bairros. O Combate à Dengue é uma responsabilidade dos órgãos públicos e de toda população. O mosquito da dengue se reproduz em qualquer lugar que houver condições propícias (água parada limpa ou pouco poluída). A conscientização da população e a tomada de medidas são de fundamental importância para a redução dos casos de dengue registrados no município.
Medidas preventivas para combater o mosquito da dengue
- Evitar água parada.
- Sempre que possível, esvaziar e escovar as paredes internas de recipientes que acumulam água.
- Manter totalmente fechadas cisternas, caixas d’água e reservatórios provisórios tais como tambores e barris.
- Furar pneus e guardá-los em locais protegidos das chuvas.
- Guardar latas e garrafas emborcadas para não reter água.
- Limpar periodicamente, calhas de telhados, marquises e rebaixos de banheiros e cozinhas, não permitindo o acúmulo de água.
- Jogar quinzenalmente desinfetante nos ralos externos das edificações e nos internos pouco utilizados.
- Encher com areia ou pó de pedra poços desativados ou depressões de terreno.
Para mais informações ou esclarecimento de dúvidas ligue: 3159-3300 e solicite que a ligação seja encaminhada para a Equipe de Vetores.