O Plano de Gestão Integrada de Controle e Manejo de Abelhas e Vespas, criado pela COMPDEC (Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil), vem atingindo resultados bastante significativos, desde sua implantação em 13 de junho de 2017.
Atendendo a legislação e, principalmente, com o compromisso de evitar o extermínio das abelhas, a Defesa Civil já realizou 100 atendimentos desde sua criação. Além do atendimento e organização dos chamados da população, o Plano conta com a importante participação voluntária de apicultores da cidade que realizam a retirada do enxame.
Atendimento no bairro Santa Edwiges
Os chamados envolvendo vespas são atendidos pelo COMPDEC e em sua maioria, os insetos são transferidos para os parques locais. Os atendimentos com as abelhas são realizados com a parceria de apicultores, e os enxames são transferidos para os apiários da cidade.
Em casos de ocorrências com a presença de colméias ou vespeiros, o lorenense pode solicitar atendimento, tanto por intermédio da Defesa Civil (99735-4528 ou 3185-3519).
Atendimento no Jardim Imperial
Sobre o Plano:
A iniciativa pioneira na região visa prevenir acidentes e melhorar a capacidade operativa do município no atendimento de notificações de situações de risco à saúde da população, buscando evitar agravos relacionados com a presença desses insetos em área urbana. Vale ressaltar da importância destes insetos no ecossistema e da fundamental função de polinização que as abelhas realizam.
FLUXO DE ATENDIMENTO DAS OCORRÊNCIAS