(Fotos: Cláudio Ribeiro)
Com a chegada do verão e o aumento das chuvas, o escoamento da água nas ruas se torna um problema, principalmente com as bocas de lobo entupidas, e o descarte irregular de lixo é um dos principais fatores que contribuem para o agravamento da situação. A Prefeitura tem realizado uma programação ininterrupta de desobstrução dos bueiros e bocas de lobo, por meio da Secretaria de Serviços Municipais, para minimizar os riscos, porém, sem o apoio da população o serviço torna-se insuficiente.
Para contribuir com os cuidados e manutenção das ruas, a orientação é que os moradores coloquem os resíduos sólidos urbanos (RSU) apenas nos dias em que o caminhão da coleta passa e, se possível, em lixeiras ou depósitos, com o objetivo de evitar que a chuva arraste os sacos para os bueiros. Outra medida preventiva importante é que o cidadão não descarte qualquer tipo de lixo em vias públicas. Clique Aqui e confira o cronograma da empresa de coleta EPPO.
Para quem está em fase de construção de obras, é importante estar atento para o armazenamento corretos de materiais, como pedra e areias. A orientação é que esses materiais nunca sejam colocados em calçadas. Também é importante destacar que o descarte irregular desses materiais é crime passível de multa. De acordo com a Lei Municipal nº3.476, de 2011, é proibido expor, descarregar nos passeios, canteiros, ruas, jardins e demais áreas de uso comum público, entulhos, terras ou resíduos sólidos de qualquer natureza.
Em Lorena, além do trabalho de fiscalização e conscientização com o comércio e população, a Prefeitura possui o Aterro de Resíduos Sólidos e Inertes, localizado próximo ao bairro Novo Horizonte. O local recebe materiais de construção, demolição, reformas, reparos de pavimentação de outras obras de infraestrutura, inclusive solos provenientes de terraplanagem, componentes cerâmicos, (tijolos, blocos, telhas, placas de revestimento, argamassa e concreto). Para utilizar, o morador ou empresa deve solicitar autorização na Secretaria de Meio Ambiente, pelo telefone (12) 3157-2619. Já para denúncias de depósito irregular destes resíduos durante o período de construção, ligue no setor de Fiscalização no telefone (12) 3185-3019.
Com o trabalho da Prefeitura e medidas preventivas e reduzir danos por parte da população, os riscos de alagamentos nesta época do ano sofrem grande redução. Para casos de emergência em dias de chuva forte, o telefone da Defesa Civil é o (12) 3185-3519.