A Faixa de Travessia de Pedestres é o nome dado a demarcação viária horizontal que delimita a área destinada à travessia de pedestres e regulamenta a prioridade de passagem dos mesmos em relação aos veículos, nos casos previstos pelo CTB, sendo utilizada em locais, semaforizados ou não, onde o volume de pedestres é significativo nas proximidades de escolas ou polos geradores de viagens, em meio de quadra ou onde estudos de engenharia indicarem sua necessidade.
Faixa de pedestre é demarcada por linhas grossas e horizontais de cor branca para que os pedestres atravessem a rua em segurança. De acordo com o Infosiga SP, o Estado de São Paulo registrou 4.218 fatalidades no trânsito em 2017 em virtude do desrespeito aos pedestres no trânsito.
A Prefeitura através da Secretaria de Trânsito e Transportes preparou algumas dicas importantes pra você motorista seguindo as regras e as leis de trânsito. Lembre-se todo motorista também é um pedestre.
1. PEDESTRE TEM SEMPRE PRIORIDADE NA TRAVESSIA. .
Mesmo que o sinal de semáforo tenha aberto para os carros, o pedestre tem prioridade na travessia da faixa, aguarde o pedestre concluir a travessia da faixa para seguir com segurança (art. 70, parágrafo único CTB);
2. ATENÇÃO! FAIXA DE PEDESTRE À FRENTE, REDUZA A VELOCIDADE E DÊ TOQUES NO FREIO.
Quando estiver se aproximando da faixa de pedestres, dê alguns toques de advertência pisando levemente no freio para avisar o motorista que vem atrás da sua intenção de parar para o pedestre atravessar na faixa; Alegar que não parou na faixa para o pedestre passar porque o carro de trás vinha em alta velocidade não justifica, pelo menos, nas Juntas Administrativas de Recursos de Infração (JARI´s), pois é dever do motorista dirigir com atenção e segurança.
3. AO PARAR ANTES DA FAIXA, DEIXE O CARRO ENGATADO EM PRIMEIRA E PISE NO FREIO.
Esse procedimento vai impedir que seu carro seja lançado para frente, caso o carro de trás colida na traseira do seu, e possa atropelar o pedestre.
4. É INFRAÇÃO GRAVÍSSIMA NÃO PARAR PARA O PEDESTRE.
Deixar de dar a vez ao pedestre é infração gravíssima com 7 pontos na carteira. Importante lembrar que todos nós, motoristas, também somos pedestres e merecemos ser respeitados no trânsito. Então, respeite, pare na faixa de pedestres, permita a travessia; faça a sua parte para um trânsito melhor e seguro;
5. RESPEITE O TEMPO DE TRAVESSIA DO PEDESTRE NA FAIXA.
Cada pessoa tem o seu tempo de travessia. Pessoas idosas, cadeirantes, pessoas debilitadas, mulheres grávidas, com criança de colo, são pessoas que costumam atravessar mais lentamente a faixa de pedestres. Portanto, aguarde com paciência e educação. No trânsito, os veículos maiores são responsáveis pelos veículos menores e todos juntos, são responsáveis e devem cuidar e proteger o pedestre (art. 29, CTB).
6. LEMBRE-SE DE LIGAR O PISCA ALERTA DO CARRO.
Sempre que você parar para a travessia de pedestres na faixa de segurança ligue o pisca alerta do carro (somente enquanto estiver parado) para avisar o motorista que vem atrás e garantir que o pedestre não seja atropelado pelo carro ou moto que vai passar ao seu lado, estique o braço para fora da janela e faça movimentos lentos para cima e para baixo. Isso significa “baixe a marcha e a velocidade”, e o condutor vai entender que alguém esta atravessando a faixa de segurança;
7. NUNCA AMEACE OS PEDESTRES.
Está no art. 170 do CTB: constitui infração gravíssima: Dirigir ameaçando os pedestres que estejam atravessando a via pública, ou os demais veículos, punida com multa e suspensão do direito de dirigir;
Fotos: Cedidas pela Secretaria de Trânsito e Transportes