Parque Ecológico do Taboão, um dos lugares mais lindos e próximos da natureza para se visitar, recarregar as energias e para convívio saudável com a família e os amigos.
São mais de 80 hectares de uma área de proteção, preservação ambiental, lazer e disseminação da cultura regional localizado na Barragem de Regularização do Ribeirão Taboão.
O local, além da beleza própria, conta com estrutura para, trilhas para pedestres e ciclistas, viveiro, área de descanso e recreação, área para alimentação e mirante para a contemplação da natureza. Na Casa Sede você encontra sala destinada à educação ambiental, biblioteca com acervo ambiental, Museu de História.
O parque, além de mais uma opção de lazer para os moradores da região, é um centro de referência na área de pesquisa ambiental e lazer do Estado de São Paulo. O espaço prima pela preservação da mata é realizado plantio de árvores nativas da região, dentre elas várias espécies frutíferas, que são plantadas nas matas ciliares para consumo da ave e fauna local, e árvores adequadas para plantio em áreas urbanas. Em uma área de 276m², são cultivadas mudas, com a expectativa de produção de 100 mil unidades por ano.
A manutenção do espaço é feita com muito cuidado e periodicamente pela nossa Equipe de Serviços Municipais.
Funcionamento do Parque Ecológico do Taboão:
De quarta a domingo, das 9h às 16h. e nos fins de semana e feriados, das 9h às 16h30.
Abertura do Museu e casa sede:
Sábados, domingos e feriados, das 9h às 16h30.
O que é permitido no parque:
Brincadeiras de criança, animais, pedalar, caminhar, fotografar, andar a cavalo, comer, piquenique (somente na área próxima a Casa Sede).
Observação: As trilhas serão liberadas em breve, após finalização de demarcações e procedimentos de segurança.
O que não é permitido:
Levar bebida alcoólica, churrasco, pequenos barcos na represa, acampar, fogueiras, pescar, escalar, caçar, som alto, alimentar e capturar animais silvestres.
Veículos:
Carros e motos deverão se dirigir para as áreas de estacionamento (Viveiro e Casa Sede).
Observação: Respeitar a velocidade permitida na estrada e na área interna do parque (30km/h).