O Calendário de Vacinação contra a gripe sofreu alteração. O público-alvo continua o mesmo, porém, a imunização será dividida em etapas.
A primeira etapa começa na segunda-feira (23). Nela, serão vacinados profissionais de saúde, indígenas, pessoas com 60 anos ou mais, crianças entre 6 meses a menores de 5 anos de idade, gestantes e puérperas.
Na segunda fase da campanha, que ocorrerá a partir do dia 09 de maio, serão inclusos na campanha portadores de doenças crônicas (respiratória, neurológica, cardíaca, renal, hepática, metabólica, obesos, imunossupressão, transplantados, trissomias), população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e professores dos ensinos básico e superior.
É importante ressaltar que no dia 23 de abril, data de início da campanha, as 14 unidades de saúde de Lorena estarão abertas para vacinação do primeiro grupo do calendário. Em Lorena, o objetivo é que até o fim da campanha, previsto para 01 junho, cerca de 18.500 pessoas sejam vacinadas, o que corresponde a 80% do público-alvo. Para a primeira fase da campanha, Lorena recebeu 7 mil doses para aplicação.
A vacina contra a gripe é atualizada todo ano. A Organização Mundial de Saúde (OMS ) informa quais são os tipos de vírus que estão circulando e, com base nesta informação, as vacinas são produzidas. Este ano, vacina previne contra Influenza A (H1N1, H3N2) e outros dois vírus da Influenza B.