A Secretaria de Saúde de Lorena, na última terça feira (15), em parceria com Conselho Regional de Psicologia e apoio da Secretaria de Cultura promoveu em comemoração aos 30 anos do Movimento da Luta Antimanicomial uma Roda de Conversa com a temática: “A clínica na atenção psicossocial: Clínica ampliada e Apoio Matricial”, mediada pelo psicólogo e Prof. Dr. da UFF Ricardo Sparapan Pena.
O evento envolveu profissionais do CAPS, da Atenção Básica (ESFs, UBSs e NASF), ambulatório de especialidades e alunos de enfermagem e, teve por objetivo promover uma discussão coletiva sobre instrumentos de trabalhos interdisciplinares para fortalecimento da Rede Assistencial de Saúde do município.
Na data de 18 de maio comemora-se “O dia Nacional da luta Antimanicomial”. Este ano o tema” Somos todos diferentes, mas com direitos iguais” discute a luta por uma sociedade sem manicômios, em defesa de um sistema de saúde gratuito e apoio à rede de atenção psicossocial. À data foi instaurada em 1987, na cidade de Bauru, após o Encontro Nacional de Trabalhadores da Saúde Mental que denunciava violações aos direitos das pessoas com transtornos mentais e reivindicava tratamento mais humanizado e inclusivo, através da construção de serviços substitutivos (como os CAPS-Centro de Atenção Psicossocial) aos grandes manicômios.
É necessário que toda a sociedade discuta sobre o preconceito e a exclusão que ainda existe para pessoas com doenças mentais e que se busque uma reforma Psiquiátrica, também na perspectiva dos usuários.
O CAPS de Lorena está em novo endereço: Estrada Municipal Sta. Teresinha, 815 -Cidade Industrial.