(Fotos: Cláudio Ribeiro)
A 11 dias do final da campanha de vacinação, apenas 41,05% do público-alvo foi vacinado contra poliomielite e 39,85% contra sarampo, em Lorena. Os números são da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) apresentados após o chamado “Dia D”, data de mobilização para vacinação em postos fixos e volantes, realizado no último sábado (18).
A meta é vacinar 95% das crianças com idade entre 1 anos e 5 anos incompletos até o dia 31 de agosto. A Campanha deste ano é indiscriminada, por isso, todas as crianças nessa faixa etária devem se vacinar, independente da situação vacinal.
Segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil tem 1.237 casos confirmados de sarampo em 2018. Sete pessoas morreram devido à doença no país, sendo 4 em Roraima e 3 no Amazonas. Já em relação à poliomileite, ou paralisia infantil, trata-se de uma precaução, já que 312 cidades estão abaixo da meta preconizada para o controle da doença. Não há, contudo, casos de paralisia infantil no Brasil.
Até o dia 31, todas as 10 ESF’s e 4 UBS’s de Lorena estarão abertas para aplicação das vacinas em crianças de 12 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), de segunda a sexta, das 7h às 17h. Aos pais, é importante destacar a importância da apresentação da carteira de vacinação, uma vez que as vacinas de poliomielite e sarampo fazem parte da rotina do calendário infantil e, segundo recomendações do Ministério da Saúde, algumas vacinas dependem de intervalos mínimos.