Lorena inicia segunda etapa da Campanha de Busca Ativa de Casos de Tuberculose

0

Teve início a segunda etapa da Campanha de Intensificação da Busca Ativa de Casos de Tuberculose em Lorena. A campanha será realizada até o dia 19 de novembro em todas as Unidades de Saúde da cidade, com o objetivo de diagnosticar possíveis casos da doença.

Os sintomas da tuberculose são tosse, febre (mais frequente ao entardecer), suores noturnos, falta de apetite, emagrecimento e cansaço. O sintoma mais frequente da Tuberculose pulmonar no adulto é a tosse.
O tratamento é feito a base de antibióticos, com duração de aproximadamente seis meses e as medicações são distribuídas gratuitamente pelo Sistema de Saúde.

Qualquer pessoa que apresente os sintomas, principalmente tosse prolongada (mais de três semanas) deve procurar sua unidade de Saúde para diagnóstico. A análise é feita  pelo exame de escarro e a coleta é feita na hora, com o resultado sendo liberado em até 24 horas.

A primeira etapa da campanha aconteceu no mês de março nos mesmos moldes, com orientação de mobilização da população. Em Lorena, as pessoas pertencentes a grupos de risco para Tuberculose podem e devem colher amostras de escarro regularmente, mesmo que não apresentem tosse. Constituem os grupos de risco: pessoas imunossuprimidas (HIV, diabetes, em quimioterapia, em tratamentos imunossupressores como os tratamentos para doenças autoimunes, etc), tabagistas, usuários de álcool e outras drogas, profissionais de saúde, contatos de pessoas com tuberculose, moradores de rua, população indígena, população prisional, pessoas internadas/institucionalizadas.

Dúvidas frequentes:

O que é Tuberculose?

É uma doença infecciosa e transmissível, causada por sete espécies de Mycobacterium tuberculosis, que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e sistemas.

Como é transmitida?

Ao falar, espirrar e, principalmente, ao tossir, as pessoas com tuberculose ativa lançam no ar partículas em forma de aerossóis que contêm bacilos. Calcula-se que, durante um ano, um indivíduo com a doença pode infectar de 10 a 15 pessoas.

Quais são os sinais e sintomas

O principal sintoma da doença é a tosse prolongada (três semanas ou mais). Há outros sinais e sintomas que podem estar presentes, tais como febre no período da tarde, sudorese (suor/transpiração) noturna, emagrecimento e cansaço/fadiga.

Como se previne?

A vacina BCG, que protege das formas mais graves de tuberculose, deve ser dada às crianças ao nascer.

 

Share.

Leave A Reply