A arte é considerada uma forma de linguagem, de expressão e de comunicação indispensável na educação infantil, seja na escola ou em casa. Pensando nisso, a direção da Escola Municipal Lucia Maria Vilar Barbosa, do bairro Cecap, inovou no ambiente escolar tornando o espaço educacional ainda mais especial e colorido para as crianças, com personagens de contos de fadas, fauna, flora e objetos de incentivo aos estudos, como livros e lápis.
No trabalho educacional desenvolvido, também é destaque o pioneirismo em Lorena do projeto de instalação de grandes painéis de azulejo branco nas paredes das salas, onde os alunos vivenciam o respeito pelo espaço do amigo, o compartilhar e descobrem uma maneira diferenciada de pintar, não limitando-se apenas ao papel, e garantindo que o ambiente escolar fique colorido, mas também seja reaproveitado de acordo com cada tema, possibilitando a fácil limpeza desses azulejos.
É de grande importância o contato da criança no mundo das artes. A aquisição do conhecimento, o enriquecimento cultural, o desenvolvimento de sua personalidade como meio transformador e criativo, como destacou a gestora e idealizadora do projeto, Izaura Helena. “As crianças são verdadeiros artistas e são capazes de surpreender. Cabe aos pais e educadores a missão de estimular todo esse talento para que possam ser na vida adulta agentes transformadores de cultura e educação”, disse a gestora.