13ª Campanha de Prevenção ao Câncer realiza cerca de 450 atendimentos em Lorena

(Fotos: Cláudio Ribeiro)

A tradicional Campanha de Prevenção ao Câncer de Lorena teve mais uma edição de sucesso. Realizada no último sábado (18), a ação é fruto de uma parceria do Fundo Social de Solidariedade, Secretária de Saúde e Liga Oncológica de Taubaté, com foco na conscientização e diagnóstico precoce de câncer de mama, boca, pele, próstata e mama.

Foram realizados 447 atendimentos durante todo o dia, na UBS da Vila Nunes, local onde os exames foram realizados, sendo 166 atendimentos de pele, 66 de próstata, 94 exames de mama, 56 de boca, 37 exames de papanicolau, 5 exames de escarro e 23 atendimentos de colorretal.

Cremilda Emília, de 69 anos, moradora do bairro Cidade Industrial, foi diagnosticada com câncer de mama em 2013 em uma edição do mutirão contra o câncer. Após quase seis anos, no último sábado, durante a 13ª edição da Campanha, ela recebeu a notícia do próprio médico que havia feito o diagnóstico, Dr. Flávio Salgado, que está curada.

“É uma felicidade muito grande receber a notícia que estou curada. Graças ao rápido diagnóstico que obtive no mutirão, anos atrás, ao tratamento que fiz pelos encaminhamentos da Secretaria de Saúde, hoje estou aqui, feliz e emocionada dizendo que venci a luta contra o câncer”, disse Cremilda.

A lorenense, que está prestes a completar 70 anos, deixou um importante recado à população: “Mulheres, homens, vocês precisam cuidar da saúde de vocês, fazer exames periódicos e preventivos. Isso salvou minha vida e também pode salvar a vida de vocês”, destacou.

Pref (14)Da direita para esquerda: Sra. Cremilda, Dr. Flávio Salgado (Liga Oncológica de Taubaté, Otília Eskelsen (Casa Ato), Marietta Bartelega (vice-prefeita)

Este ano, foram diagnosticados pela Campanha dois casos confirmados, sendo um de câncer de mama e um caso de câncer de pele, ambos já encaminhados para atendimentos pela Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS). Uma das organizadoras da campanha, a vice-prefeita e presidente do Fundo Social, Marietta Bartelega, reiterou que o objetivo maior da mobilização é fazer com que a busca por exames preventivos vire hábito na vida da população, aumentando as chances de cura quando a doença é diagnosticada precocemente.

“Depoimentos como da dona Cremilda mostram a importância do nosso mutirão. Agradeço o empenho  de nossas equipes, Secretaria de Saúde e Fundo Social, e também de toda equipe da Liga Oncológica de Taubaté, que anualmente realiza atendimentos em nossa cidade, sempre com muito carinho e cuidado com nossa população”, disse Marietta.

Também participam da iniciativa, a Casa ATO e o Lions Clube. Veja fotos da campanha abaixo:

Pref (3)Pref (13) Pref (4) Pref (5) Pref (7) Pref (8) Pref (9) Pref (10)Pref (1)Pref (2)Pref (12)Pref (15)