Com 290 casos confirmados de dengue, apenas 10 abaixo do número que o Ministério da Saúde considera como epidemia, a Prefeitura de Lorena, por meio da Secretaria de Saúde, instalou um Hospital Campanha exclusivo para atendimentos de casos suspeitos da doença.
O local já começa a atender nesta segunda-feira (27) no antigo Ambulatório de Especialidades II (prédio do antigo INAMPS), ao lado da Câmara Municipal, na Rua Erendy Novaes Ferreira, 22 – Centro.
Ao chegar ao local, pacientes passarão por triagem pela equipe de enfermagem e receberão senhas para atendimento médico. O Hospital Campanha terá seis macas para hidratação endovenosa e também fará, de acordo com a necessidade de cada atendimento, entrega de medicamentos antitérmicos, analgésicos, anti histamínicos, sais de hidratação via oral e medicamentos para ânsia e enjôos.
Além da medicação e atendimento médico, os pacientes farão no próprio local exames de sangue e outros exames específicos de dengue, e os mesmos serão encaminhados para análise na Secretaria de Saúde. A cada hora sairão os resultados laboratoriais dos paciente.
No local, também haverá orientação de prevenção e combate de criadouros do Aedes Aegypti, com agentes de saúde. Os atendimentos do hospital campanha acontecerão de segunda a sexta, das 7h30 às 14h, e fora deste horário, a população pode procurar uma unidade de saúde ou o Pronto Atendimento.
É importante destacar que os trabalhos de combate aos criadouros e mobilização educativa nas ruas continua durante este período. O objetivo é trabalhar por meio da educação na redução de possíveis criadouros da dengue. O balanço de casos de dengue em Lorena, atualizado na última sexta-feira (24), mostram que do início do ano até a data, 779 casos suspeitos foram registrados pela Secretaria Municipal de Saúde. Deste número 290 casos já foram confirmados, 119 aguardam resultado laboratorial e 370 foram descartados.