Nova ADL realizada pela Secretaria de Saúde registra queda nos focos de Aedes Aegypti; atenção e cuidados ainda são necessários

0

Uma nova Avaliação de Densidade Larvária realizada pelo departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde aponta queda no índice de focos do Aedes Aegypti, mosquito causador das arboviroses como Dengue, Zyka, Chikungunya e Febre Amarela. A análise tem como objetivo avaliar a presença de larvas em todos os possíveis criadouros. Abaixo se encontra o gráfico que demonstra essa avaliação a partir do mês de abril do ano de 2019:

ADL Dezembro 2019Observa-se que, no mês de Outubro, a cada 100 residências, foram encontradas larvas de Aedes aegypti em 1,6 residências. É notória a diminuição da presença de larvas nas casas desde abril, quando o índice alcançou a marca de 5,8 e foi decretada epidemia de Dengue. Tal diminuição é atribuída ao trabalho conjunto realizado entre prefeitura e população, por meio da operação cata-treco, orientações dos agentes de saúde e reforço da vigilância dos próprios moradores da cidade.

Apesar da queda, o índice ainda se encontra acima do recomendado pelo Ministério da Saúde, o que indica a existência de risco para uma nova epidemia, caso o cuidado casa a casa seja negligenciado. Assim sendo, a Secretaria de Saúde solicita novamente à população que continue realizando, diariamente, os procedimentos necessários para eliminar todos os possíveis criadouros do mosquito da dengue. Vale lembrar que os principais recipientes em que são encontradas larvas de Aedes aegypti são: prato pingadeira, bromélias, consumo animal e ralo externo. Portanto, não deixe que o acumulo de água aconteça e, a cada três dias, deposite cloro ou água sanitária em ralos, etc.

Continue nessa luta conosco!

Share.

Leave A Reply