A casa da Cultura de Lorena abre suas portas nesta semana para trazer ao publico a Exposição de Cerâmica Katharina Dragan Rácz – Kató. A Exposição começa no dia 4 de Fevereiro, data em que Katharina completaria 92 anos de vida, e conta com vinte e cinco peças feitas pela própria artista. Você pode conferir de segunda a sexta das 9h às 18h até o dia 21 de Fevereiro.
Katharina – conhecida como Kató, nasceu no dia 4 de fevereiro de 1928 em Beckerek, cidade hoje conhecida como Zrenjanin na Servia, de origens austro-húngaras, emigrou com a família para o Brasil e se casou na cidade de Lorena, com um outro imigrante, Zoltán.
Naturalizada Brasileira desde a década de 50, ficou viúva em 2006 .Os acontecimentos pós-segunda guerra a impediram de realizar um dos seus sonhos: estudar na prestigiosa Escola de Artes Gráficas de Viena (Hohere Graphische).
Sua criatividade e inquietude artística a levaram a pintar, desenhar e evoluir em varias artes decorativas como vitrais, espelhos e jateamento em vidro, até chegar à cerâmica no final da década de 80, já com mais de 60 anos de idade. Na cerâmica, aplicou sua criatividade em múltiplas formas e cores sempre sem a utilização de torno, que a seu ver era algo que limitava seu universo.
Katharina faleceu em 28 de julho de 2019, em vida pediu que algumas peças de seus acervo fossem doadas para Casa da Cultura de Lorena, onde agora se encontram protegidas e preservadas, como patrimônio publico.