Vigilância Epidemiológica realiza reunião com profissionais de saúde para esclarecer e definir procedimentos em relação a possíveis suspeitas de Coronavírus

0

A Secretaria Municipal de Saúde realizou uma reunião que envolveu os profissionais de Atenção Básica do município e representantes da Rede Hospitalar para definir protocolos e procedimentos em relação a suspeitas de Coronavírus, apelidado de Covid-19, conforme diretrizes do ministério e da Secretaria de Estado da Saúde. O treinamento foi aplicado pela Dr. Janaína Maria Rocha Leite, infectologista do SUS Lorena.

Entre os pontos abordados, destacam-se os critérios a serem observados para que haja suspeita da doença:

  • Febre;
  • Tosse / Dificuldade de respirar;
  • Histórico de viagem em locais de transmissão 14 dias antes do início dos sintomas ou contato com caso suspeito para coronavírus

O Coronavírus tem sido assunto de destaque da mídia mundial e chamado a atenção dos governos. Ele faz parte de uma grande família viral que causa infecções respiratórias em seres humanos e em animais. Em janeiro, foram identificados casos de pneumonia de causa desconhecida ocorridas na cidade de Wuhan, região central da China, onde houve a detecção de um novo tipo do vírus que ainda não havia sido identificado em humanos.

Até o momento, o Brasil registra 03 casos suspeitos da Covid-19, segundo o Ministério da Saúde. O que tem sido acompanhado de perto pelo órgão. Cabe ressaltar que não há casos suspeitos em Lorena.

Outro ponto abordado na reunião foram os procedimentos que devem ser adotados em caso de suspeita do Covid-19. Cabe ressaltar que não há necessidade de internação em todos os casos, bastando que seja feito o isolamento domiciliar. Nos casos de internação, os hospitais estão orientados quanto as precauções que devem ser observadas. A reunião também elencou as medidas de prevenção que devem ser adotadas pelos cidadãos, não só em relação ao Covid-19, mas a infecções respiratórias em geral:

  • Utilize máscara;
  • Cubra sempre o nariz e a boca ao tossir e ao espirrar;
  • Utilize lenços descartáveis e jogue-os no lixo após o uso;
  • Higienize as mãos frequentemente;
  • Evite tocar olhos, nariz e boca;
  • Não compartilhe objetos de uso pessoal;
  • Evite ambientes fechados com aglomerações.

Medidas como estas evitam a proliferação de doenças como Gripe (H1N1), Sarampo, Coqueluche, além do próprio Coronavírus.

Banner_DoencasRespiratorias-Coronavirus-366-20-PublicoExterno-1

Share.

Leave A Reply