24 de abril: 164 anos da elevação de Lorena à categoria de cidade

0

A origem da cidade de Lorena data do final do século XVII, com a construção de um povoado na região conhecida como Porto de Guaypacaré ou Hepacaré, nome Tupi que segundo Teodoro Sampaio, quer dizer “braço ou seio da lagoa torta” em virtude de um braço do Rio Paraíba ali existente; mas segundo o Relatório da Província de São Paulo, Azevedo Marques (1887), diz que “Hepacaré” significa “lugar das goiabeiras”.

Sua fundação deve-se a Bento Rodrigues Caldeira, João de Almeida Pereira e Pedro da Costa Colaço, que doaram terrar para a construção de uma Capela, sob a invocação de Nossa Senhora da Piedade; Capela esta edificada, então mais a frente do local onde hoje situa-se a Catedral de Nossa Senhora da Piedade. Em 1718, por provisão do Bispo do Rio de Janeiro, Dom Francisco de S. Jerônimo, a povoação foi elevada a Freguesia.

Em 14 de novembro de 1788, o Governador da Província de São Paulo, Capitão General Bernardo José de Lorena, “Conde de Sarzedas”, criou o Município, com o território desmembrado de Guaratinguetá e em sua homenagem recebeu o nome de “LORENA”, mas foi em 24 DE ABRIL DE 1856, por meio da Lei nº 21, que o governador conferiu à sede Municipal, foros de cidade.

Com uma localização privilegiada no Vale do Paraíba, Lorena se destaca como uma das melhores cidades para se investir, localizada entre os principais centros consumidores do Brasil: São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, a cidade está próxima de quatro dos noves principais portos do país.

Parabéns Lorena!

Share.

Leave A Reply