Em virtude no fechamento do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) por conta da quarentena em prevenção à covid-19, a Prefeitura Municipal de Lorena informa que os trabalhadores que precisam dar entrada no seguro-desemprego podem solicitar o benefício de forma online: pelo computador, através do portal gov.br/trabalho, ou pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital.
É importante lembrar que o benefício é concedido ao trabalhador demitido sem justa causa. O auxílio pode ser solicitado de 7 a 120 dias após a demissão. Para solicitar, é necessário ter em mãos RG, CPF, CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social) e Requerimento do Seguro-desemprego – que deve ser solicitado ao empregador.
Como solicitar seguro-desemprego pelo site
- Acesse o site gov.br/trabalho;
- Efetue o cadastro e crie uma conta para obter login e senha;
- Acesse os serviços digitais para o Seguro-desemprego;
- Você terá acesso à tela serviços onde aparece a função que permite Requerer o Seguro-desemprego;
- Na tela seguinte, clique na função Solicitar Seguro-desemprego;
- Informe o número do Requerimento do Seguro-desemprego; Ele é um número de dez dígitos e está registrado no alto do formulário entregue pelo empregador após a demissão sem justa causa.
- Clique em localizar;
- Confira se as informações estão de acordo com seus dados pessoais. Leia as regras legais para habilitação ao benefício, concorde com os termos e clique em concluir;
- Confirme a solicitação do seu benefício;
- Na etapa seguinte irá aparecer a frase “Solicitação do Benefício Realizada com Sucesso” e também as informações sobre o seu benefício, como a quantidade e o valor das parcelas, e as respectivas datas de pagamento previstas para saque nos canais de pagamento.
Como solicitar seguro-desemprego pelo aplicativo
- Baixe o aplicativo “Carteira de Trabalho Digital”, disponível para Android ou IOS;
- Faça o cadastro no portal gov.br e adquira “login” e senha;
- Na tela seguinte, você poderá visualizar as últimas anotações da sua Carteira de Trabalho. Clique em “Benefícios”, para ser direcionado para ao Seguro-desemprego;
- Utilize o comando Solicitar na aba do Seguro-desemprego;
- Digite o número do Requerimento de Seguro-desemprego;
- Confirme as informações e clique no comando avançar ao final da tela;
- Na nova tela, serão apresentadas as informações relativas ao contrato de trabalho encerrado, em que constam número do CNPJ, o cargo declarado pelo empregador, a quantidade de meses trabalhados na empresa, as datas de admissão e dispensa e o motivo da dispensa (sem justa causa) e qual a média dos últimos 3 salários recebidos;
- Leia e concorde com as informações antes de clicar em confirmar;
- O aplicativo irá trazer informações sobre o processamento do seu benefício. Caso tenha direito ao seguro, você irá visualizar a quantidade de parcelas, com as respectivas datas de pagamento previstas para saque nos canais de pagamento.
Vale ressaltar que a liberação da primeira parcela ocorre 30 dias após o cadastro da solicitação no sistema.