O Dia Internacional da Enfermagem é comemorado anualmente em 12 de maio.
Também conhecido como Dia Internacional dos Enfermeiros, esta data homenageia o trabalho e dedicação dos enfermeiros e enfermeiras para a proteção da saúde nos hospitais. O trabalho desses profissionais é essencial para garantir a recuperação e salvamento de vidas em perigo, seja nos hospitais ou demais instituições que necessitam da assistência continua de cuidados médicos.
O Dia Internacional da Enfermagem é celebrado mundialmente desde 1965. Porém, oficialmente esta data só foi estabelecida em 1974, a partir da decisão do Conselho Internacional de Enfermeiros.
Além disso, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) celebram em 2020 o ano internacional de profissionais de enfermagem e obstetrícia. Designado pela Assembleia Mundial da Saúde de 2019, o marco comemorativo tem o objetivo de reconhecer o trabalho feito por enfermeiras, enfermeiros e parteiras em todo o mundo, bem como de defender mais investimentos para esses profissionais e melhorar suas condições de trabalho, educação e desenvolvimento profissional.
Origem do Dia Internacional da Enfermagem
A data foi escolhida em homenagem ao nascimento de Florence Nightingale, considerada a “mãe” da enfermagem moderna.Ela, de nacionalidade inglesa, nasceu em Florença, na Itália. Aos 17 anos, ainda jovem, decidiu ser enfermeira, acreditando ter um chamado de Deus para fazer enfermagem. Foi na guerra da Crimeia, em que o Reino Unido participou entre 1853 e 1856, que o seu trabalho se tornou mais conhecido e ela foi chamada de “Dama da Lâmpada”, instrumento que usava durante a noite para ajudar melhor os feridos.
Florence Nightingale fundou a primeira Escola de Enfermagem secular do mundo na Inglaterra, em 1860.
Dia da Enfermagem no Brasil
O Dia Internacional da Enfermagem passou a ser uma data comemorativa no Brasil em 1938, quando a data foi instituída pelo então presidente Getúlio Vargas através do Decreto no 2.956, de 10 de agosto de 1938. No Brasil, a data também lembra Ana Néri, primeira enfermeira brasileira a se alistar voluntariamente em combates militares. No entanto, também é comum a celebração da Semana da Enfermagem, que começa em 12 de maio (com o Dia Internacional da Enfermagem) e termina em 20 de maio (com a comemoração do Dia do Auxiliar e Técnico de Enfermagem).
A categoria de Enfermagem soma mais de 2,2 milhões de profissionais atuantes nos mais diversos níveis de atenção da área de saúde de todo Brasil. O trabalho dos profissionais de enfermagem é de suma importância para a manutenção da saúde. Em tempos de Covid-19, eles estão na linha de frente, desempenhando um papel fundamental na avaliação e detecção dos casos suspeitos, na prevenção e no combate à propagação da doença e no tratamento dos infectados pelo novo coronavírus. Os enfermeiros estão trabalhando para que o cidadão fique em casa.