Neste fim de semana, uma operação conjunta entre a Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal de Lorena com o intuito de coibir partidas de futebol em espaços da cidade desencorajou a realização desta atividade nos campos da Cabelinha, Vera Cruz e Mondesir. Devido a quarentena em prevenção ao novo coronavírus, a realização de atividades esportivas coletivas, como os jogos de futebol, não está permitida em todo o território estadual, uma vez que tais atividades resultam em aglomeração de pessoas.
“No sábado (11) a tarde, no campo do Vera Cruz, estava para acontecer um jogo amistoso, sendo o responsável orientado sobre o decreto em vigor, o que resultou na não realização do jogo. No domingo (12), as equipes da GCM e Policia Militar foram aos campos da cabelinha e mondesir pois, segundo denúncias, estaria ocorrendo um campeonato aos finais de semana. Várias pessoas chegaram ao local, mas com a presença das forças de segurança, foram embora”, comenta Amauri Miranda, secretário de segurança.
Vale lembrar que, em Lorena, tanto as aulas de modalidades esportivas quanto os eventos realizados pela Secretaria de Esporte e Lazer seguem suspensos, com base em decisões do governo estadual, ratificadas pela Prefeitura no Decreto Municipal 7403 de 17 de março de 2020. Outro fator importante a se mencionar é que a retomada das atividades no município depende dos apontamentos realizados pelo PLANO SÃO PAULO, que define a flexibilização da quarentena por Diretorias Regionais de Saúde (DRS). Lorena pertence à DRS XVII, de Taubaté (SP) que, até o momento, está classificada na fase 02 (laranja), o que não contempla a liberação de atividades físicas coletivas, como o futebol.
A Prefeitura de Lorena reforça a necessidade de se cumprir de forma rigorosa as recomendações e determinações do governo estadual e da Secretaria Municipal de Saúde quanto ao isolamento social e do uso de máscara cobrindo boca e nariz.