A Polícia Militar e a GCM realizaram, no último fim de semana, uma operação conjunta às margens da rodovia Presidente Dutra, próximo ao bairro Parque das Rodovias, e também no bairro Vila Rica. O intuito da operação, que será constante em Lorena, foi coibir a aglomeração de pessoas devido à Covid-19 e fiscalizar o uso da linha chilena ou com cerol utilizadas nas pipas, uma vez que esses tipos de linha são responsáveis por acidentes fatais envolvendo, principalmente, ciclistas e motociclistas.
O uso e o comércio de linhas cortantes como as linhas chilenas e as com cerol é considerado ilegal de acordo com a Lei Estadual 17.201 de 2019. O usuário fica sujeito à multa no valor de 50 UFESP’s; e o estabelecimento comercial fica sujeito à multa no valor de 5000 UFESP’s. Além disso, o usuário fica sujeito às implicações penais se, do uso de linha chilena ou com cerol, resultar lesão corporal ou morte.
Durante a operação foram recolhidas linhas com cerol e 4 pessoas foram conduzidas para a Delegacia, onde foi registrado o Boletim de Ocorrência que será encaminhado ao Ministério Público.