Mais de 60 mil casos de câncer de próstata registrados por ano no Brasil, segundo a OMS (estimativa de 2020). Entre os homens, é um dos tipos mais comuns de câncer.
O número assusta e ressalta a importância da campanha do Novembro Azul, mês em que as ações de conscientização sobre a prevenção da doença são intensificadas.
O diagnóstico precoce faz toda a diferença e pode ser realizado através do exame clínico, de toque retal, combinado ao resultado do exame de sangue. É recomendado que a partir dos 40 anos, o homem procure um médico para tal, principalmente quando há histórico familiar de câncer. Exames de imagem podem ser necessários.
É necessário estar atento à prevenção: realizar periodicamente um check-up, além de manter uma dieta balanceada e saudável, segundo a matéria do Dr. Oren Smaletz, oncologista, publicada no site do Hospital Israelita Albert Einstein.
Além disso, o médico ressalta que para prevenir a doença “outros hábitos saudáveis também são recomendados, como fazer, no mínimo, 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar.”
Portanto homem, a Secretaria de Saúde de Lorena alerta: previna-se e cuide da sua saúde! Em breve a programação da campanha será divulgada, lembrando que durante todo o ano estes exames podem ser realizados nas unidades de saúde do município.
Veja a matéria completa no site do Hospital Israelita Albert Einstein pelo link https://www.einstein.br/doencas-sintomas/cancer-prostata.
#lorenanaopara #governodeoportunidades