A cada dia, vemos os números da dengue crescendo em nossa região e no Brasil. Em Lorena, temos hoje 85 casos confirmados desde o início do ano, sendo que os bairros com maior incidência foram Olaria, Vila Nunes e Cidade Industrial. Ao todo, foram 157 notificações, sendo 72 testes negativos.
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a projeção do aumento de casos da doença se deve a fatores como a combinação entre calor excessivo e chuvas intensas – possíveis efeitos do El Niño – e ao ressurgimento recente dos sorotipos 3 e 4 do vírus da dengue no Brasil.
Para frear o crescimento da doença, precisamos redobrar os cuidados e evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Sabemos que cerca de 75% dos criadouros estão concentrados nas residências, por isso o papel dos cidadãos na prevenção é fundamental.
Bastam apenas 10 minutos do seu tempo, uma vez por semana, para prevenir e combater a doença.
A Prefeitura de Lorena está fazendo sua parte, com diversas ações preventivas nos bairros, além da intensificação dos serviços em locais mais críticos: visitas casa a casa; BCC (bloqueio e controle de criadouros), quando há casos suspeitos da doença próximos; e nebulização, quando há casos confirmados.
A Vigilância Epidemiológica também realiza a ADL (Avaliação de Densidade Larvária) periodicamente nos bairros da cidade, a fim de avaliar o grau de infestação do mosquito. O fumacê nas ruas e operação Cata-Treco são outras estratégias de prevenção que vêm sendo adotadas pelo município.
PREVENÇÃO
O mosquito gosta de água parada e limpa. Eliminar os focos de possíveis criadouros é o primeiro passo para a prevenção. Confira abaixo os cuidados que você deve tomar na sua casa:
• Verifique e remova objetos que estejam com água acumulada no quintal, como pratinhos dos vasos de plantas, garrafas, potes, suportes, pneus, etc.;
• Mantenha a caixa d’água bem fechada sempre, com tampa adequada;
• Limpe as calhas entupidas e remova folhas, galhos e tudo que possa impedir a passagem de água;
• Cuidado com ralos e vasos sanitários de uso esporádico, pois eles podem acabar acumulando água parada. Tampe bem e limpe com frequência.
O Ministério da Saúde sugere que a população faça essa inspeção em casa pelo menos uma vez por semana para encontrar possíveis focos de larvas. Além disso, é recomendado que a população receba bem os agentes de saúde e agentes de combate às endemias. Por fim, recomenda-se como medida adicional de controle o uso de repelentes e a instalação de telas mosqueteiras, especialmente nas regiões com maior registro de casos.
SINTOMAS
Os sintomas da dengue são principalmente:
• Febre alta (acima de 38°C);
• Dor no corpo e nas articulações;
• Dor atrás dos olhos;
• Mal-estar;
• Falta de apetite;
• Dor de cabeça;
• E manchas vermelhas pelo corpo.
Caso note alguns desses sintomas, procure a Unidade de Saúde mais próxima.