Nessa segunda-feira, 29 de abril, a Prefeitura de Lorena recebeu a visita do Coordenador de Políticas para a População Negra, da Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania, Robson Ferreira. Ele esteve no município para tratar de demandas relativas à inauguração da Casa SP Afro Brasil, que ocorrerá em breve.
O encontro teve início na sede da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, com a presença da Secretária da pasta, Elaine Lopes, e da Diretora Especial, Helena Guimarães. Foram apresentadas ações da Secretaria junto à sociedade civil, realizadas com o objetivo de construir coletivamente esse espaço tão importante no município.
Uma delas foi a promoção de diálogos com a comissão do Quilombo Vale Reexiste e representantes do Instituto Dialogare, do Movimento Hip Hop e do Grupo de Capoeira. Outra ação foi a recém criação do Conselho Municipal de Igualdade Étnico-Racial de Lorena, instituído pela Lei nº 4.196, de 22 de abril de 2024.
A Secretaria destacou, ainda, que já estão previstas novas articulações com a sociedade civil, para o início de maio.
Após essa apresentação inicial, a comitiva seguiu para uma visita técnica nas novas instalações da Casa SP Afro Brasil, localizadas ao lado do Centro Social Urbano (CSU) e da Casa da Juventude. Na ocasião, também estiveram presentes a Secretária de Obras e Planejamento Urbano, Rosana Reis, que destacou os investimentos na construção, e a Secretária de Educação, Sônia Aquino.
A Casa SP Afro Brasil de Lorena, que é a única do Vale do Paraíba, tem como objetivo ser um centro de difusão da equidade racial, mas também de proteção e de preparação das comunidades negra e quilombola. Sua construção em Lorena já foi finalizada, aguardando apenas o término das obras na área externa e a colocação do mobiliário.
#lorenanaopara #casaspafrobrasil #casaafro