Obras de prevenção de enchentes somam mais de R$ 12 milhões de investimento em Lorena

A Prefeitura de Lorena está realizando obras de prevenção de enchentes em diversos bairros. Já foram mais de R$ 12 milhões investidos na instalação de cerca de 8 quilômetros de galerias de águas pluviais, atendendo diversas vias e trechos da cidade.

WhatsApp Image 2024-06-07 at 09.56.31

Implantação de aduelas no final da Av. Targino Vilela Nunes. Fonte: Secom Lorena

Destaque para a implantação de aduelas no final do bairro Vila Nunes – uma megaobra que já foi concluída, beneficiando diversos bairros no entorno. As aduelas são grandes estruturas de concreto, que visam melhorar a vazão de águas pluviais e o sistema de drenagem como um todo.

Além disso, está em andamento a construção de um muro de contenção na Rua Carlino Luiz dos Santos, no bairro Santa Edwiges, em torno das duas margens do Rio Mandi. O muro terá cerca de 1,5 metro de altura.

O Parque das Rodovias e o Bairro do Aterrado também estão recebendo obras de drenagem em diversas ruas, que serão pavimentadas em breve.

Outra obra muito importante, que já foi finalizada, é a instalação de uma nova galeria de águas pluviais na Vila Geny, que abrangeu 10 quarteirões da Avenida Joaquim Cardoso Machado. A Vila Passos também recebeu uma nova rede de drenagem, com uma extensão de aproximadamente 973 metros. Ambos os trechos sempre apresentaram problemas no período de chuva.

Diversos outros bairros também foram atendidos, especialmente o Novo Horizonte, outras áreas da Vila Nunes, Parque das Rodovias, Vila Passos e Santa Edwiges; o Jardim Margarida, o Industrial, entre outros.

A Zona Rural também não ficou de fora: diversos trechos de estradas foram atendidos com a instalação de manilhas e a manutenção geral das estradas, visando trazer melhorias nas condições de tráfego dos moradores e visitantes da zona rural.

A Prefeitura de Lorena também realiza, durante todo o ano, o desassoreamento e limpeza de rios. O serviço visa a prevenção de enchentes e alagamentos nos bairros, além de contribuir para a preservação ambiental, removendo materiais descartados de forma irregular e outros resíduos.

Seguimos trabalhando por uma Lorena sem enchentes!

WhatsApp Image 2024-06-07 at 10.00.32

Instalação de galerias de águas pluviais na Rua Rio de Janeiro, no bairro Cidade Industrial. Fonte: Secom Lorena

Serviço de desassoreamento do Rio Mandi, realizado em maio de 2024. Fonte: Secom Lorena