A Prefeitura de Lorena, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e da Coordenadoria da Casa SP Afro Brasil “Vereadora Odila da Conceição Silva”, tem a alegria de convidar toda a população para a Exposição “Lorena Decolonial”, que acontece no salão da Casa Afro entre 11 e 14 de fevereiro de 2025. A abertura será no dia 11, no próprio local, às 19h. O horário de visitação será das 9h às 11h e das 13h às 17h.
A exposição é um desdobramento de um projeto de mesmo nome, fomentado pela Lei Paulo Gustavo, em 2024, que propõe uma revisão histórica na cidade de Lorena a partir de uma perspectiva decolonial. São enfatizados 12 lugares da cidade cujo imaginário cultural preserva as memórias da cultura negra e indígena.
O objetivo da exposição é abrir mais um espaço para reflexão sobre a memória negra lorenense, bem como apresentar e empoderar artistas visuais da cidade.
Entre os trabalhos apresentados, há os grafittis de Paulo Ozik, artista grafiteiro e membro do movimento Hip Hop lorenense e do Conselho Municipal de Cultura, bem como referências a histórias contadas e recontadas em Lorena, nas quais se evidencia o protagonismo de pessoas pretas – obras de Francine Cunha, artista plástica e arte-educadora.
Outros artistas representantes de coletivos, como o Movimento Hip Hop, o Quilombo Vale Reexiste, a Congada e o Moçambique, que participaram do projeto, estarão presentes na abertura para uma roda de conversa sobre a arte e a protagonismo negro em Lorena.
A organização do evento conta com a participação do Prof. Denilson Costa, atual Coordenador das ações da Casa SP Afro Brasil de Lorena, e com a curadoria participativa de Deni Dias, artista e gestor cultural.
✅ Exposição “Lorena Decolonial”
📌 Local: Casa SP Afro Brasil – Rua Dr. Alcydes da Costa Vidigal s/n – Nova Lorena – Lorena/SP.
📅 Abertura: 11 de fevereiro de 2025, às 19h
📅 Período: de 11 a 14 de fevereiro, das 9h às 11h e das 13h às 17h.