SADS promoverá conscientização contra abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Nesta semana, a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Lorena (SADS) realizará uma série de eventos alusivos ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, comemorado no domingo (18).

Hoje (12), será promovida uma roda de conversas entre os profissionais da SADS e do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), em parceria com a Aldeias de Vida, no Salão da Canção Nova (Praça da Estação), a fim de informar, orientar e ouvir a população, em relação ao tema. O encontro terá início às 14h.

Na terça (13), será a vez da comunidade do Bairro da Cruz ter acesso à Roda de Conversas. A reunião acontecerá no Cras I, à Rua Goes Monteiro, 856, também a partir de 14h.

Na quarta-feira (14), serão realizados dois encontros. O primeiro, às 9h, no CRAS II, localizado à Avenida Lorena, 20, CECAP; o segundo, às 14h30, no CECCI. O endereço é Rua Sergipe, 754, no Industrial, onde também participarão os usuários do Serviço de Obras Sociais (SOS).

Na quinta (15), a conversa acontecerá no Centro Universitário Salesiano de Lorena (UNISAL), com apoio da Subsecretaria de Infância e Juventude, e será voltada aos líderes estudantis das escolas estaduais e municipais e também para os alunos do pré-Enem.

No sábado (17), o evento de prevenção será realizado na Praça Arnolfo de Azevedo, no Centro, com atendimentos e esclarecimentos distribuição de material informativo para população.

O dia 18. A data foi escolhida para lembrar a sociedade brasileira o sequestro ocorrido no dia 18 de maio de 1973, quando a menina Araceli Cabrera Sanches, 8 anos, foi drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba. Os responsáveis ficaram impunes porque as pessoas que acompanharam o desenrolar do caso não denunciaram o acontecido.

O que era para ser uma campanha de mobilização da sociedade, do governo e das empresas para que tomassem consciência do problema e assumissem a sua responsabilidade diante do abuso e da exploração sexual contra crianças e adolescentes, tomou um vulto maior, originando o ‘Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual Infanto-Juvenil’, que tem por objetivo estabelecer um conjunto de ações articuladas que permita a intervenção técnica, política e financeira para o enfrentamento deste tipo de violência.

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Lorena, situado à Rua Nossa Senhora da Piedade, nº 112, Centro, é uma entidade governamental, estabelecida pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS) é um articulador da proteção social de média e alta complexidades, que promove orientações e apoio especializado e continuado de assistência social a indivíduos e famílias com seus direitos violados, incluindo crianças e adolescentes vítimas de todo tipo de violência, inclusive sexual.

Embora seja um órgão responsável pelo enfrentamento do problema, a participação de toda sociedade é fundamental na proteção das crianças e dos adolescentes.